segunda-feira, 30 de abril de 2012

Primeira Fase da Globalização


Primeira Fase da Globalização


O tema globalização é amplamente estudado em geografia, mas para estudá-lo  nos apoiamos nos estudos feitos pela história, desta forma, para compreendê-lo melhor devemos buscar nessa ciência as informações necessárias.
A primeira fase, de um modo mais simples, podemos dizer que ela iniciou no séc. XV com Expansão Comercial-Marítimo Européia e      imagem 1
estendeu-se até a primeira metade do
 séc. XIX.

Nessa primeira etapa encontramos a expansão mercantilista européia, que buscou mercados produtores de matéria-prima para abastecer suas manufaturas nos séc.XV, XVI, XVII e meados do séc. XVIII e consumidores de produtos manufaturados e posteriormente de produtos industrializados.
Assim, percebe-se que para garantir os lucros, os países europeus lançaram-se sobre a América e África e tornaram as mesmas, colônias, criando um triângulo econômico de exploração, onde a África fornecia a mão de obra escrava,  que tornou-se um comércio altamente lucrativo, a América fornecia as matérias-primas e ambas (África e América) consumidoras de manufaturados da Europa.Não importando as consequências para os povos e os territórios dominados, se a cultura dos nativos seria destruída ou os recursos naturais exauridos.
imagem 02



















As Grandes Navegações, a tentativa de encontrar uma rota para as Índias, mostra o espírito dos europeus, de estenderem seu poder além Mar. E, além das colônias na América e África, foram fundadas várias feitorias na Índia, Japão, China... abrindo caminho para tornar o mundo um grande mercado. 

imagem 03
Assim, durante a Guerra dos Sete Anos (1756 e 1763), viu-se  as monarquias nacionais europeias lutarem entre si, para garantir o controle sobre as áreas coloniais, já nesse período as nações procuravam impor seu domínio comercial sobre todo o globo terrestre.

 Por Tarcísio da Silva


Imagem 01 novavisaobr.blogspot.com acessada em 28/04/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário